Higienize o alho poró, os tomates e as cenouras ( se forem orgânicas não será necessário descascá-las.Corte os tomates com a casca e sementes e as cebolas em quatro partes.
Pique as cenouras e o alho poró em rodelas. O alho pode ser picado em pedaços maiores ou adicionado no tamanho original.
Aqueça a panela , acrescente a banha e adicione as cebolas e o sal, ele acelera a desidratação da cebola. Junte as cenouras, o alho e o alho poró e deixe refogar um pouco.
Acrescente os tomates e tempere com pimenta, de preferência moída na hora.
Refogue esta mistura até os tomates soltarem o suco, acrescente uma xícara de água. Deixe cozinhar por 10 minutos.
Desligue, passe a mistura para o liquidificador e processe. Dicas: se você tem um liquidificador com jarra de vidro é prudente deixar que a mistura esfrie antes de ser processada para não correr o risco da jarra estourar com o calor.
Controle o ponto de molho que você gosta, mais liso ou mais pedaçudo. Caso deseje um molho mais pedaçudo é aconselhável bater uma quantidade maior de cenouras primeiro com um quantidade pequena dos demais ingredientes da panela, pois elas demoram mais para desmanchar e após bater por menos tempo os demais ingredientes.
Retorne para a panela.
Adicione o molho shoyu, mexa até misturar bem. Este ingrediente fornece a cor vermelha do molho.
Acerte o sal, caso ache necessário, somente após adicionar o molho shoyu. Retire da panela e deixe esfriar.
Coloque em pequenos potes ( utilizo potinhos de requeijão), mais ou menos na porção que você irá utilizar nas suas preparações.
Leve os potes abertos para a geladeira até resfriar bem e depois congele. Rende 6 potinhos de 200 gramas. Dura até 4 meses congelado!
Sugestão de consumo: para usar como molho em massas, nhoques e afins, usar no lugar de extrato de tomate em preparações como carnes e em qualquer outra preparação que sua criatividade permitir!