O nome: Foi inspirado no conto Mel e Girassóis, do livro "Os dragões não conhecem o paraíso", de Caio Fernando de Abreu.
É um conto constituído por 7 capítulos e finaliza assim:

"Tocou-a devagar no ombro nu moreno dourado sob o vestido decotado, e disse:
- Sabe, eu pensei tanto. Eu acho que.
Ela se voltou de repente. E disse:
- Eu também. Eu acho que.
Ficaram se olhando. Completamente dourados, olhos úmidos.
Seria a brisa? Verão pleno solto lá fora.
Bem perto dela, ele perguntou:
- O quê?
Ela disse:
- Sim.
Puxou-o pela cintura, ainda mais perto.
Ele disse:
- Você parece mel.
Ela disse:
- E você, um girassol.
Estenderam as mãos um para o outro. No gesto exato de quem
vai colher um fruto completamente maduro."


ABREU, Caio Fernando. Os dragões não conhecem o paraíso. São Paulo: Companhia das Letras, 1988


Agradeço a Luciene Tomazi, que me conhecendo tão bem, daquele jeito que só amigas irmãs se conhecem, identificou um pedacinho de mim no conto e sugeriu este nome belíssimo e tão cheio de significações. Meu muito obrigada amiga, que possamos ser para a vida toda como os girassóis!

Como surgiu: A ideia de criar este espaço surgiu da sugestão de amigos e familiares, que em algum momento degustaram ou acompanharam os pratos divulgados nas redes sociais e que tiveram uma boa repercução e solicitações das receitas. Agradeço meu irmão Maicon e minha irmã Carina, pessoas que amo sem medida, que me impulsionaram para esta construção!

Objetivos: Mel e Girassóis pretende ser um espaço de compilação das minhas preparações, de ideias e estratégias que compartilhadas possam ser úteis! Um espaço para todos, que como eu, tem um dia a dia corrido e deseja conciliar as diversas funções com uma alimentação saudável, simples e atrativa aos olhos além do paladar. Desejo que este projeto auxilie não só na organização da rotina, mas que contribua para o brilho daqueles momentos especiais que a alimentação nos proporciona, que eles sejam felizes e saborosos!

As receitas:
Minhas receitas são criações que fluem de conhecimentos adquiridos, adaptações, reproduções com um toque pessoal! Algumas vezes não dão certo,nestes casos a solução é recriar,não desperdiçar os ingredientes! Elas são o reflexo de anos de curiosidades, de olhar e paladar atentos.

Todas as receitas postadas são testadas por mim e apresentadas com fotos e textos que pretendem facilitar a execução. As imagens são fotografias simples feitas com celular.
"Cozinhar é tentar… às vezes é preciso queimar para acertar o
ponto. Salgar para aprender a temperar. Talhar para aprender
a homogenizar. ‘Batumar’ para aprender a assar. E errar para
aprender a cozinhar!"


Maria de Carvalho Mendes