Sugestão de ingredientes:
Depois de cozinhar a couve-flor, o brócolis e a vagem coloque-as espalhadas num pano seco ou papel toalha para que escorra bem a umidade.
Higienize bem a azedinha, a alface e a rúcula e escorra bem a água. Seque bem todas as folhas. Este processo é muito importante para a durabilidade da salada.
Rale a cenoura no ralador grosso e deixe escorrer a umidade. Reserve os tomates confit.
Para um dos molhos misture o iogurte natural, o alho amassado, o sal, o suco de limão, a pimenta, o manjericão e a cebolete.
Acrescente o azeite de oliva e misture bem, reserve.
Depois de todo o pré-preparo, organize todos os ingredientes em potes para iniciar a montagem.
Organize os ingredientes na ordem correta para a montagem, mas procure fazer variações nas montagens das saladas para que não fiquem sabores repetitivos para o consumo.
Na primeira camada coloque os molhos (no fundo dos potes). Utilizei os tomates confit como uma opção de molho. Distribua o molho de iogurte em três dos potes e nos outros três os tomates confit.
Na segunda camada coloque as saladas cozidas, elas são apropriadas para o contato com os molhos e também devem ficar em baixo por serem mais pesadas. Use uma colher para acomodar cada uma delas de modo que fiquem bem condensadas, mas sem amassá-las ou quebrá-las.
Distribua a cenoura ralada nos seis potes. Novamente acomode a camada utilizando uma colher. Acrescente as vagens cozidas.
Por último, e sempre por último, acrescente as folhas nos potes até enchê-los bem. Coloque-as e aperte para que fique menos ar possível no interior dos potes.
Feche bem os potes e coloque-os na geladeira.
As saladas no pote podem ser consumidas por até 7 dias. Esta porção é suficiente para servir duas pessoas.